domingo, 24 de novembro de 2013

Golpistas censuram Lula em Honduras.

                                                       Foto do sítio: http://xiomara.hn

Por Altamiro Borges

Os golpistas de Honduras estão desesperados. Eles estão com medo até do vídeo em que o brasileiro Lula manifesta seu apoio à candidata Xiomara Castro. Nas pesquisas, ela aparece como favorita para as eleições presidenciais deste domingo (24). Esposa do ex-presidente Manoel Zelaya, deposto por um golpe em junho de 2009, a sua vitória representaria um duro revés para os EUA e as oligarquias locais. Diante dos riscos, David Matamoros, presidente do Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras, censurou o vídeo do ex-presidente Lula exibido em spots na tevê.


Para o magistrado, o vídeo é uma "ingerência estrangeira na política interna do país". Baita cinismo! No golpe civil-militar, o poder judiciário deu total apoio aos golpistas - assim como a maior parte da mídia hondurenha. A ação foi orquestrada diretamente pelos EUA, que mantêm bases militares no país, e os tais magistrados não criticaram a tal "ingerência estrangeira".

Agora, o juizinho a serviço dos golpistas afirma que a declaração de Lula é muita perigosa. No vídeo, o brasileiro afirma: "Meus amigos e minhas amigas. A candidatura da companheira Xiomara Zelaya, com o seu novo partido, Libre, é um grande momento de renovação e esperanças para Honduras". Baita perigo! 

Para contrabalançar, o candidato da direita hondurenha, Juan Orlando Hernández, podia pedir uma manifestação de solidariedade de lideranças do PSDB brasileiro, que apoiaram o golpe. Ele também poderia solicitar uma "consultoria" de Merval Pereira e Alexandre Garcia, dois entusiastas do golpe de junho de 2009. Com certeza, estes apoios significativos teriam grande repercussão junto aos eleitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário