segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lincoln era gay?

É uma pena que o filme de Spielberg não aborde esta questão. 

                                                          Lincoln te despreza!



 O texto abaixo foi publicado originalmente na London Review of Books, e republicado no Diário a pedido.
Lincoln de Spilberg é deliberadamente restritivo, concentrando-se na maneira como a votação contra a escravatura foi manipulada e a famosa 13º emenda aprovada, mas a senhora Lincoln não está exatamente ausente do filme. Por que o roteirista Tony Kuschner, um entusiasmado ativista gay que ‘pessoalmente acredita que há razões para crer que Lincoln pode ter sido bissexual ou gay’, não incluiu nada desse tema em seu filme? Um grande número de evidências circunstanciais sugere que Lincoln dormiu com muitos homens. Numa entrevista Kuschner disse:
Eu queria me concentrar num momento muito específico da vida de Lincoln, e acho que naquele exato momento nada indica que ele estava tendo um caso sexual com alguém. Ele parecia não dormir e nem tirar folga naquele período, por causa da guerra e das pressões de seu cargo. Acho difícil acreditar que ele estivesse naquele momento comendo alguém.
Isso não é muito convincente. Especialmente quando você considera que um dos homens que compartilharam a cama de Lincoln foi seu assessor militar e guardacostas, o capitão David Derrickson (1862/3, antes do começo do filme). Kuschner parece não achar possível o presidente “comer” alguém no auge de uma crise política. Mas a história desmente este ponto de vista tão estreito.
O jovem Abe era muito mais relaxado do que seus atuais bajuladores. Na juventude, ele escreveu um tributo ao casamento gay nesses termos:
Vou te contar uma piada sobre Joel and Mary,
Não é nem uma piada nem uma história.
Porque Reuben e Charles se casaram com duas garotas,
Mas Billy casou com um garoto.
Poucos anos atrás, depois de ler o livro “O mundo intimo de Abraham Lincoln”, de CA Tripp, almocei com Gore Vidal em Los Angeles, e gravei nossa conversa para uso posterior. A seguinte passagem é reveladora:
Eu: Dado o recente material sobre a homossexualidade de Lincoln como você se sente por tê-lo descrito como um heterossexual convicto em seu romance sobre ele?
GV: Você é um canalha. Que pergunta filha da puta. Dói. Dói. Como eu pude ter perdido uma oportunidade daquelas?
Eu: O que aconteceu?
GV: Eu não tinha ideia, mas desde o livro do Tripp sobre Lincoln comecei a devorar todo material que encontrei a respeito. Não tenho hoje a menor dúvida. Uma vez ele estava na cama com o capitão Derrickson, e o filho do capitão apareceu no quarto. Numa outra ocasião, eles foram perturbados e Lincoln abriu a porta usando a camisola de seu amante. Oh como fui tolo…
Kuschner perdeu uma oportunidade de trazer o assunto para um público considerado homofóbico pelas pessoas de marketing dos estúdios de cinema. Daniel Day-Lewis certamente estava preparado para este papel, mas a chance ficou para outra hora.

via Com Texto Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário