sábado, 22 de setembro de 2012

Plágio de logo olímpico do Rio gera polêmica no México.


Da série "nada se cria, tudo se copia", a prefeitura do município mexicano de Huatabampo, no estado de Sonora, apresentou o logotipo oficial da nova administração que será liderada até 2015 por Ramón Díaz Nieblas, ganhador das eleições locais em julho deste ano. Apesar da troca de prefeitos, o logo não é propriamente novo. Repare na imagem acima que o logotipo da prefeitura mexicana é praticamente idêntico ao dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, internautas falam claramente em "plágio" e criticam a postura da prefeitura. Em matéria do jornal Publimetro do México, o diretor de Comunicação Social do município de Huatabampo, Rogelio Preciado, explicou que a prefeitura contratou uma empresa local para criar um novo logotipo. O único pedido teria sido de que o emblema representasse "a alegria e que chamasse à união entre os huatabampenses". No mesmo texto, Preciado afirma que não teme multas nem demandas por parte do comitê olímpico brasileiro, já que "não houve dano nem má fé". Ainda assim, disse que no caso de um processo na justiça a empresa contratada é que deveria responder, não a prefeitura.
Há, inclusive, certo ar de comemoração na prefeitura deste município de menos de 90 mil habitantes em Sonora. Por causa da confusão, Huatabampo virou trending topic no Twitter. Rogelio Preciado afirma que agora pelo menos a cidade vai ficar conhecida em todo o México. O Comitê Rio 2016 não deve compartilhar a mesma alegria.

via Portal Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário