quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sérgio Souza manifesta indignação com aumento da criminalidade no Paraná.

                                                                                                                                                                         

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), em discurso nesta quinta-feira (25), manifestou sua indignação com o aumento da criminalidade no Paraná, acima dos níveis verificados nacionalmente. Segundo disse, a situação não é diferente da dos demais estados, mas a piora nos indicadores paranaenses deve-se também ao fato de o governo estadual não vir fazendo seu "dever de casa" quanto aos investimentos.
Enquanto nacionalmente ocorrem 25 homicídios por 100 mil habitantes, no Paraná este número chega a 32,6, informou o senador. A situação é pior na capital, com 40 homicídios por 100 mil habitantes, e chega a 62 quando se leva em conta a região metropolitana de Curitiba. O estado conta com 16.700 policiais militares na ativa e 3.700 policiais civis. Santa Catarina tem o mesmo efetivo, mas a metade da população do Paraná, assinalou o senador, que pediu o aumento do efetivo policial.
Sérgio Souza disse que em São Paulo, o Governo atual investe R$ 11,9 bilhões em segurança pública, enquanto no Paraná, o orçamento "segue a base do governo anterior", de R$ 1,9 bilhão.
- Ou seja, estamos investindo apenas 15% do que é investido no nosso estado vizinho, quando, do ponto de vista populacional, o Paraná é 25% menor do que São Paulo - assinalou.
O parlamentar também mencionou estudos apontando que o combate à violência está em déficit, assim como o investimento em tecnologia, e no efetivo policial e em equipamentos, o que dificulta as melhorias em curto prazo. Também vem crescendo no estado a influência do crime organizado, com 30 juízes ameaçados de morte, sendo o Paraná o estado onde isso mais ocorre. O Rio de Janeiro tem 13 juízes ameaçados e a Bahia, dez.
- Se não enfrentarmos a questão da segurança pública como um todo, como uma questão nacional, não vamos ter as soluções que esperamos - afirmou o senador.

da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário