terça-feira, 15 de novembro de 2011

Governo quer saber de quem é a Rádio Disney.


    
Sociedade de filho de FHC é suspeita.
Ministro diz ter recebido informação de que grupo dos EUA comanda emissora.
Paulo Henrique Cardoso não quis comentar o assunto,e o grupo americano Disney ABC-um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo-controla,ilegalmente,a Rádio Itapema FM,de São Paulo,que usa o nome fantasia de "Rádio disney".
A emissora pertence a Paulo Henrique Cardoso,filho do ex-presidente da República,Fernando Henrique Cardoso,em sociedade com a Disney.Oficialmente,Paulo tem 71% da emissora,e a Disney estaria dentro do limite de 30% de participação estrangeira permitido pela Constituição.


O ministro das Comunicações,Paulo Bernardo,disse que o envolvimento do filho do ex-presidente não influenciou na investigação.
Procurado pela Folha,Paulo Henrique não quis dar entrevista,e delegou à Disney esclarecer sobre a gestão.O grupo disse que o comando da emissora é nacional.
Fundada em 1923,a disney é dona da rede de TV aberta dos EUA "ABC";de 72 estações de rádio;além de estúdios;gravadoras;produtoras;parques e canais pagos.


Para a legislação brasileira,o controle do capital das rádios têm de ser controlada por brasileiros.
O ministro quer apurar se americanos têm ingerência sobre programação e operação da emissora,que funciona no prédio da Disney,e não no local informado à pasta.
A programação inclui música pop jovem,como Luan Santana e Justin Bieber.
Dois executivos da Disney no Brasil-o diretor financeiro,Richard Javier Leon,americano,e o diretor-geral,Miguel Angel Vives Vives,mexicano-têm procuração para autorizar empréstimos,emitir cheques e vender bens da emissora,o que denotaria poder de gestão.
Segundo Bernardo,procurações semelhantes têm sido usadas como artifício para transferir a gestão de emissoras a empresas ou pessoas que não querem aparecer como controladoras.Ele disse que levará o caso ao Ministério Público.
Até 2007,a Rádio Itapema foi de Orestes Quércia (governador de SP,morto em 2010),que ganhou a concessão no governo Sarney (1985-1990).
Ele negociou a emissora com o grupo RBS,que revendeu 71% à Rádio Holding e 29% à Walt Disney Company (Brasil).Paulo Henrique tem 99% da Rádio Holding.0,1% é do Grupo Disney. 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário