quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Patrulha Do Som Começa Mal E Termina Mal.

Há um mês foi criada pela prefeitura de Maringá a Patrulha do Som.Uma força de repressão,composta por agentes de trânsito;gurda municipal;polícia militar e polícia civil.


O objetivo seria apreender,tanto veículos quanto aparelhos de som,que no entendimento da prefeitura,estariam  perturbando o sossego alheio.


Já não é de hoje que a prefeitura de Maringá vem promovendo o abuso da autoridade,através de agentes públicos.O último caso de abuso da autoridade ocorreu na semana passada,quando guardas municipais agrediram e algemaram um suposto olheiro de ambulantes,o que causou revolta nos populares.


Ainda nessa sistemática onda de abusos,por orientação do prefeito,Silvio Barros (PP),a polícia militar passou a reprimir e até a agredir,estudantes que se reuniam em diversos pontos de encontro na zona 7 para se divertirem.Além de toda essa repressão,a prefeitura vem dificultando a liberação de alvarás para a realização de eventos em chácaras,numa explícita atitude de perseguição aos estudantes.Não só os estudantes,mas a população em geral,vem sendo reprimida na prática de suas liberdades.


Outra amostra de perseguição aconteceu após às manifestações e tomada da reitoria da Universidade Estadual de Maringá,quando então,estudantes foram processados pela Polícia Federal de Maringá.


Enfim,os casos de abusos da autoridade são muitos...mas voltando ao caso da Patrulha do Som...que começou mal e terminou mal...já que de vez enquando,aparece alguém com senso de justiça e disposição...como a promotora Elhanei Libretto,do Juizado Especial Criminal de Maringá,que por meio de ofício,encerrou os abusos cometidos pela Patrulha do Som.A promotora entendeu que a patrulha excedia sua autoridade ao apreender os veículos e equipamentos de som,ficando por tanto,caracterizado abuso da autoridade policial.


Já que a prefeitura despeja tanto dinheiro para a Imprensa maringaense,em campanhas de trânsito,por que  não vinculou à essas campanhas uma orientação sobre o uso de equipamentos de som em veículos?E caso não fosse cumprida a orientação,que notificasse por escrito o proprietário do veículo.
Outra possibilidade de controle do uso de equipamentos de som,seria criar um projeto de lei para regulamentar a instalação de equipamentos de som em veículos.Mas para o prefeito,Silvio Barros (PP),é mais conveniente atingir o indivíduo,isoladamente,do que interferir nos interesses de grupos econômicos.


Por fim...assim como não é de hoje os abusos cometidos pela prefeitura de Maringá,também não é de hoje que o jornalão,O Diário do Norte do Paraná,se levanta em críticas,quando raros operadores da Justiça,tentam coibir os abusos elaborados pela prefeitura.Foi assim na coluna do jornalista,Milton Ravagnani,na edição de ontem (25) do jornalão O Diário,que numa "aula" de semântica tentou desqualificar a ação da promotora Elhanei Libretto.     

Um comentário:

  1. "a polícia militar passou a reprimir e até a agredir,estudantes que se reuniam em diversos pontos de encontro na zona 7 para se divertirem"
    Bem se você morasse na zona 7 e tivesse que trabalhar no outro dia, mas nao tivesse como dormir porque "estudantes" ficam até alta horas da madrugada, bebendo, gritando,nas calçadas e apartamentos. Tem que ver o lado da população tambem, os estudantes se excedem tambem e acham que estão "podando" a liberdade deles, mas eles não respeitam o proximo na maioria das vezes.

    ResponderExcluir